terça-feira, 30 de outubro de 2012

Primeiro festival de basquete Inter núcleos foi um sucesso



O primeiro Festival de Basquete Inter núcleos promovido pela SEL ( Secretaria  Municipal de Esportes e Lazer de Marília) no sábado(28) nos Ginásios de Esportes do Cristo Rei  reuniu mais de 200 crianças e adolescentes que fazem parte do Projeto de Basquete desenvolvido pela SEL sem parceria com a Telefônica/Vivo e Confederação Brasileira de Basquetebol, Colégio Cristo Rei e diretoria de ensino de Marília.

Por cerca de 5 horas  os jovens disputaram partidas de basquete, núcleos x núcleos proporcionando aos atletas vivenciarem a emoção de uma disputa  e aos monitores do projeto avaliarem a evolução de cada atleta atendido pelo projeto.

 Os participantes deste festival receberam medalhas e troféus por sua participação no festival.

Segundo a secretária municipal de esportes e lazer de Marília  Dóris Inez Brino Mota o festival serviu pra mostrar que já há alguns meninos e meninas se destacando do grupo. “Neste festival pudemos avaliar a evolução  de todos os alunos atendidos pelo projeto não só  em relação aos fundamentos básicos mas também a postura deles diante de uma disputa de um jogo. Já percebemos que alguns  estão começando a se destacar na modalidade”

Antes deste primeiro festival envolvendo os oito núcleos cada um deles fizeram  o seu festival de bandeja e de arremesso para avaliação do resultado do treinamento que é ministrado  aos jovens do projeto por professores e estagiários do projeto.

Os Núcleos atuais do projeto e que estarão participaram deste festival  foram: Cristo Rei, Antonio Augusto Netto, Bento de Abreu Sampaio Vidal, Carlota de Negreiros Rocha, Gabriel Monteiro da Silva, Maria Izabel Sampaio Vidal, Oracina Correa Moraes Rodini, Seama,Wanda Hellena Toppan Nogueira.

O Projeto

O projeto de basquete  tem como objetivo descobrir novos talentos na prática da modalidade, oferecendo infraestrutura e método exclusivo para jovens com idades entre 10 e 17 anos. A metodologia é assinada pela ex-atleta Hortência Marcari, medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Atlanta, nos EUA (1996), campeã mundial na Austrália (1994), e campeã dos Jogos Pan-Americanos em Havana, Cuba (1991).

Em Marília o projeto conta com um Coordenador geral, nove professores e 11 estagiários de Educação Física. Os profissionais são responsáveis pelo monitoramento, garantia de sucesso do projeto, identificação e encaminhamento de atletas de destaque aos clubes e seleções regionais.  Para gerar mais interatividade entre os alunos, são promovidos festivais como este que ocorre neste sábado, no Ginásio de esportes do Colégio Cristo Rei.

O ensino do basquete e acompanhado de perto pelos professores Sérgio Maroneze e Hermes Balbino, que também são idealizadores e foram membros da comissão técnica da seleção brasileira feminina no título mundial em 1994. Com o objetivo de padronizar o método de ensino, todos os professores passaram por um período de capacitação e atualmente participam de reuniões semanais na SEL visando avaliar os trabalhos e padronizar os ensinamentos de acordo com o proposto pelos idealizadores do projeto. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário